top of page

Há uma longa história de atividades e projetos conjuntos realizados em parceria com a Universidade de Rio Grande, em diversas áreas, desde 1998, mas especialmente nos estudos de viabilidade científica e técnica do cultivo de microalgas e suas múltiplas aplicações. 


O principal fator que aproximou nossas instituições foi a presença, na região sul do estado, da Lagoa da Mangueira, fato que trouxe a oportunidade de revelar as singulares características deste tesouro ecológico e a possibilidade de aproveitar a alcalinidade de suas águas para diversos cultivos e usos econômicos dentro da perspectiva da conservação ambiental, valoração dos ativos ecológicos regionais e desenvolvimento territorial por atividades de baixo impacto ambiental e grande potencial econômico. 


1. Objetivo Geral


Atuar conjuntamente para a condução e implantação de projetos de educação e pesquisa coerentes às diretrizes da Economia Azul e nos temas relacionados ao conceito das Emissões ZERO, conforme previstos no estatuto da Fundação ZERI Brasil, associados aos objetivos estratégicos e ações operacionais da Universidade do Rio Grande, FURG, em sua área de influência e parcerias institucionais.


2. Operacionalização


Serão realizadas reuniões de formulação e planejamento das ações para que haja clareza, convergência e definição das formas de cooperação, bem como estabelecer as necessidades de recursos humanos, materiais e financeiros para sua execução, que serão definidos em termos aditivos a este termo de cooperação, a partir de mapas sistêmicos construídos em conjunto e que servirão de base para a ação objetiva.


3. Contribuição das partes envolvidas


A Fundação ZERI Brasil colocará à disposição do convênio sua equipe técnica, representada por seus membros, o conjunto de especialistas e consultores associados, no Brasil, e os diversos formuladores e responsáveis das iniciativas associadas à Economia Azul em diversos países.


A Universidade de Rio Grande disponibilizará o apoio de seus gestores acadêmicos e corpo docente e discente para envolvimento na formulação das atividades conjuntas e participação nas equipes dos responsáveis pelas ações a serem acordadas, com suporte operacional e logístico.


4. Subprojetos


4.1 Diagnóstico e avaliação da poluição por Microplásticos na Lagoa da Mangueira


Visão

Geração de conhecimento sobre o impacto dos microplásticos em área isolada de reservação natural de água.


Missão

Verificação da presença de microplásticos por meio de técnicas avançadas de detecção, localização e identificação de microplásticos.


Justificativa

A Lagoa da Mangueira é um dos maiores reservatórios de água alcalina do planeta, constituindo um ecossistema único e isolado de conservação ambiental, que não possui tributários. Conhecer e estabelecer os tipos e causas de poluição por microplásticos será tema/artigo de referência para entender as formas de propagação não usuais destes elementos poluidores.


Resultado esperado no processo

Documento diagnóstico da presença de microplásticos no ambiente ecológico definido pela Lagoa da Mangueira. 


Atividade 1 – 2022

Atividade de Base/Mandatória

  • Lançamento do livro “A Solução para os plásticos - O modelo de negócios que funciona para os oceanos” – edição compartilhada

  • Criação de grupo de trabalho para realização do Diagnóstico.


Atividade 2 – 2023

Atividade de Execução/Esperada

Realização das atividades de verificação, localização e identificação de microplásticos e criação de mapa e sistema de monitoramento. 


Atividade 3 - 2023

Atividade de Consolidação/Atrativa

Fazer o acompanhamento on-line das formas de poluição e sua intensidade na região da Lagoa da Mangueira.


4.2 Curso Internacional – Blue Campus


Visão

Constituir referência em educação para a inovação disruptiva em tecnologias apropriadas e renováveis.


Missão

Estabelecer o projeto de implantação do Blue Campus, um centro internacional de divulgação, formação estratégica e de prática em tecnologias disruptivas associadas ao uso de energias renováveis, segurança alimentar e gestão de resíduos.


Justificativa

A importância de oferecer formação teórica e prática nas tecnologias disponíveis e em desenvolvimento para o desenvolvimento de uma economia sustentável exige ações de ativismo científico e técnico voltadas ao uso das melhores e mais avançadas tecnologias disponíveis, estabelecendo as melhores escolhas estratégicas para a redução dos impactos ambientais nas atividades de produção e serviços. O Blue Campus é uma proposta para organizar o conhecimento e estabelecer um local de visitação e aprendizagem acelerada sobre os grandes temas ambientais, propor soluções e estabelecer formas de implantação das tecnologias necessárias. 


Atividade 1 – 2022

Atividade de Base/Mandatória

Reunião com as coordenações dos cursos de Engenharia e das áreas das Ciências Básicas para esclarecimentos sobre o Blue Campus e para imaginar/prospectar oportunidades/formas de criar um parque/área para implantação do Blue Campus na área de influência da FURG.


Atividade 2 – 2023

Atividade de Estruturação/Esperada

Buscar as formas de financiar e implantar o Blue Campus


Atividade 3 – 2023

Atividade de Divulgação/Atrativa

Criar uma área de multiverso/virtual e museu de tecnologias sustentáveis.


4.3 Tecnologias Sociais


Visão

Estabelecer um centro de referência na apresentação, treinamento, financiamento e implantação de projetos de atividades produtivas com base em matérias-primas renováveis no objetivo da geração de atividades empreendedoras e valor econômico.


Missão

Estabelecer um parque demonstração de atividades produtivas para formação de recursos humanos com foco no aproveitamento de ativos econômicos locais.


Justificativa

A importância de oferecer formação teórica e prática nas tecnologias sustentáveis disponíveis focadas na produção de alimentos, autonomia energética, acesso à água e moradia, usando recursos locais.


Resultados esperados no processo

Criar uma plataforma de negócios sustentáveis familiares, construindo alternativas de cadeias produtivas, desde as matérias-primas à comercialização, numa perspectiva de desenvolvimento de comunidades rurais sustentáveis.


Atividade 1 – 2022

Atividade de Base/Mandatória

Reunião com as coordenações dos cursos de Engenharia. Economia e Ciências Sociais para estabelecer as bases para a implantação e apoio às comunidades rurais sustentáveis, num modelo de extensão universitária e com observatório e escritório para a utilização de soluções de tecnologias apropriadas sustentáveis.


Atividade 2 – 2023

Atividade de Estruturação/Esperada

Criar e desenvolver uma comunidade rural sustentável na região de influência da FURG.


Atividade 3 – 2024

Atividade de Criação de Rede/Atrativa

Criar uma rede de comunidades rurais sustentáveis integradas por um sistema de economia solidária, clubes de troca e moedas sociais.


4.4 Desenvolvimento em Educação


Visão

Centro Internacional de divulgação e formação na utilização das Fábulas de Gunter.


Missão

Consolidar o conhecimento sobre as Fábulas de Gunter para sistemas e processos educacionais com ênfase no BNCC e ensino Fundamental.


Justificativa

O ensino de Ciências no Ensino Fundamental exige a integração entre os conteúdos formais com atividades a serem desenvolvidas apoiadas em considerações e ações sobre a realidade concreta definidas pelas necessidades humanas por água, alimentos, moradia, saúde, energia, trabalho e educação ética. As Fábulas de Gunter foram criadas neste objetivo, já estão validadas como instrumentos relevantes ao processo pedagógico, em diversos aspectos, e crescem em sua utilização em todo o mundo, com a liderança da China em seu uso extensivo. Em razão do número de Fábulas, previstas em 365 neste ano de 2022, é possível selecionar as mais adequadas a uma região ou tema de escolha pedagógica. Por fim, é um excelente recurso no uso em Família para discutir temas relevantes da economia e suas relações com a ecologia e o mundo onde as crianças desenvolvem suas capacidades de entendimento e convivência consigo mesmo e com os demais, num processo de educação socioemocional. 


Resultados esperados no processo

  • Criação de uma proposta de formação regular, de aperfeiçoamento ou especialização, para a formação de profissionais para atuação no sistema de ensino regular.

  • Criação de um programa de divulgação das Fábulas e preparação de atividades para seu uso no ambiente familiar


Atividade 1 – 2022

Atividade de Base/Mandatória

Reunião com as coordenações dos cursos de Licenciatura e das áreas da Ciências Básicas para apresentação das Fábulas e constituição de um corpo de coordenação para estabelecer formas e encaminhamentos necessários à avaliação de oportunidades de apresentação das Fábulas a partir da concepção de eventos, seminários, cursos de apresentação e capacitação para entendimento e utilização das Fábulas de Gunter.


Atividade 2 – 2023

Atividade de Estruturação/Esperada

Projeto para escolha das Fábulas a serem utilizadas para elaboração do Projeto Pedagógico de usos das Fábulas no Ensino Fundamental


Atividade 3 – 2023

Atividade de Divulgação/Atrativa

Estabelecer um plano de atividades orientadas com a utilização das Fábulas para apoiar a educação familiar, de forma orientada e sequencial, com uso das mídias tradicionais, desde artigos em jornais e revistas, programas de rádio e TV, e nas redes sociais, ilustrações, vídeos, bem como e kits de experimentos.

Atuar conjuntamente para a condução e implantação de projetos de educação e pesquisa.

Convênio: FZB e Univ. Federal de Rio Grande

© Fundação ZERI Brasil  -  Design Crazy Bird

bottom of page