
Introdução
O objetivo deste documento é descrever sucintamente os projetos e subprojetos que poderão ser desenvolvidos pela Fundação ZERI Brasil nos próximos anos e as principais parcerias possíveis para fazer acontecer sua implantação. Inclui projetos já em andamento e novas ideias e propostas possíveis de análise e viabilização.
Esta primeira versão tem caráter qualitativo, mas pretende-se que até 10 de junho de 2023 vá se consolidar as informações técnicas associadas e estabelecer um guia de referência para a ação com base nas propostas de Gunter Pauli e na experiência de implantação da Fundação ZERI Brasil.
Os anexos citados no texto, que descrevem as abordagens e metodologias, serão adicionados e ampliados ao longo das versões deste documento, num processo de construção coletivo.
Desenvolvimento Econômico e criação de Centro de Referência em Biosistemas Integrados
Um dos principais propósitos da Fundação ZERI Brasil, FZB, foi e é mostrar a força e viabilidade dos Biossistemas Integrados como fonte de autonomia e desenvolvimento regional incluindo a segurança alimentar e energética, o manejo adequado dos resíduos e a construção de vínculos e atividades conjuntas em comunidades rurais e periurbanas.
Em 2000, em parceria com o Instituto Tecnológico do Paraná, TECPAR, e sob a orientação do Engenheiro George Chan, pesquisador e consultor associado à Rede ZERI Mundial, foi possível implantar, na cidade de Toledo, Paraná, um biossistema que foi capaz de mostrar como funciona e os resultados obtidos com a abordagem de produção integrada e aproveitamento dos resíduos. Entre os técnicos responsáveis pelo projeto estava o pesquisador Anderson Sakuma que desde este esforço conjunto tornou-se consultor associado da FZB e atualmente é membro da Fundação ZERI Brasil.
Nos últimos dois anos foi iniciado, pela liderança e empreendedorismo social de Anderson Sakuma, um projeto na região de Baraharas, no município de Garuva, estado de Santa Catarina, denominado Centro de Referência em Tecnologias Sustentáveis, CERTES, que é apoiado pela Fundação ZERI Brasil e que pretende tornar-se referência internacional no uso de soluções sustentáveis para comunidades rurais inspiradas nos Biossistemas Integrados, com o objetivo da satisfação das necessidades básicas das comunidades, avançando pelo aproveitamento dos ativos ecológicos locais e chegando até a implantação de atividades de alto valor agregado para geração de riqueza e renda para a comunidade local, por tudo isso fortalecendo a coesão social e emocional da comunidade bem como elevando os padrões de qualidade de vida e construção de perspectivas econômicas.
Objetivo Geral
Apoiar a consolidação do Centro de Referência em Tecnologias Sustentáveis, CERTES Baraharas, por meio da busca de apoiadores técnicos, consultores e produtores que propõem e utilizam soluções sustentáveis e mostrar a viabilidade integrada que é técnica, econômica e socioambiental. Atuar conjuntamente para a condução e implantação de projetos de educação e pesquisa coerentes às diretrizes da Economia Azul e nos temas relacionados ao conceito das Emissões ZERO, conforme previstos no estatuto da Fundação ZERI Brasil, associados aos objetivos estratégicos e ações operacionais do CERTES Baraharas, em sua área de influência e parcerias institucionais. Um resultado que se pode considerar é a FZB assumir partes da gestão do CERTES Baraharas e tornar-se captadora de recursos financeiros e apoios institucionais.
Operacionalização do apoio
A FZB organizará ações de intercâmbio, parcerias técnicas e financeiras capazes de apoiar o CERTES ao estruturar ações educacionais de treinamento, estágios e capacitação profissional, bem como a criação de convênios, nacionais e internacionais. Serão realizadas reuniões de formulação e planejamento das ações para que haja clareza, convergência e definição das formas de cooperação, bem como estabelecer as necessidades de recursos humanos, materiais e financeiros para sua execução, que serão definidos a partir de mapas sistêmicos construídos em conjunto e que servirão de base para a ação objetiva.
Contribuição das partes envolvidas
A Fundação ZERI Brasil colocará à disposição do convênio sua equipe técnica, representada por seus membros, o conjunto de especialistas e consultores associados, no Brasil, e os diversos formuladores e responsáveis das iniciativas associadas à Economia Azul em diversos países.
O CERTES Baraharas será o lugar de implantação, teste e verificação dos resultados dos esforços conjuntos para tornar os Biossistemas Integrados e propostas da Economia Azul fonte de inspiração e de ações objetivas sobre a realidade para que mais pessoas possam se beneficiar e ampliar sua satisfação pessoal e coletiva nas comunidades.
Visão
Criar um centro de referência no desenvolvimento e aplicação de tecnologias apropriadas à valorização econômica de espaços de conservação do ambiente natural que será modelo de Identificação e Valorização dos ativos ecológicos regionais e locais para realização de atividades econômicas viáveis à conservação ambiental.
Missão
Realizar o planejamento, implantação e consolidação do primeiro Centro de Referência em Tecnologia Sustentáveis na região de Baraharas, município de Garuva, Santa Catarina e incentivar a criação de outras em outras regiões com vocação de produção orgânica.
Justificativa
É necessário estabelecer um laboratório de demonstração de soluções sustentáveis e apropriadas às regiões rurais e periurbanas que propiciem à população local um ambiente ético, sustentável e promissor economicamente.
Resultados esperados no processo no biênio 2022/2023
Consolidar a proposta de um Centro de Referência em Tecnologias Sustentáveis inicialmente em Baraharas, o CERTES Baraharas, como laboratório vivo e modelo internacional para que possa ser replicado em outras regiões no Brasil e exterior.
Estabelecer e encaminhar propostas de iniciativas semelhantes em outras regiões de característica semelhantes e com vocação para produção orgânica e com foco em processos de baixo impacto ambiental e emissões zero.
Desenvolver os subprojetos associados para que sirvam de exemplo e inspiração para a geração de empreendedorismo sustentável em diversos lugares.
Atividade 1 – 2022
Atividades de Base/Mandatórias
Análise dos ativos ecológicos existentes na região de Baraharas e associar ferramentas de análise estratégica e técnicas para construir o mapa sistêmico das relações e oportunidades existentes para a concepção da estrutura e funcionamento do CERTES Baraharas.
A partir do mapa construir o Plano Master de implantação e consolidação para associar as oportunidades de apoio técnicas e financeiras, bem como organizar e consolidar as licenças de operação das áreas utilizadas pelo CERTES Baraharas.
Definir a plataforma de tecnologias que serão aninhadas na área, estrutura e atividades operacionais do CERTES Baraharas.
Atividade de Estruturação/Esperada
Estabelecer as grandes diretrizes de funcionamento do CERTES Baraharas incluindo a comunidade, financiadores e administrações regionais para entendimento do projeto, seu fortalecimento e a construção da visão compartilhada.
Atividade de Consolidação/Atrativa
Desenvolver um plano de divulgação capaz de mostrar a força da concepção, as necessidades de estruturação e as formas de apoio ao CERTES Baraharas. O plano pode incluir a construção de um espaço de visitação virtual e um espaço de aprendizagem em rede para conhecimento das diversas tecnologias e dos resultados que se podem alcançar.
Subprojetos e possibilidades
Associados ao CERTES Baraharas ter-se-á diversos projetos técnicos específicos que, de forma dinâmica e interativa, vão compor o mosaico de propostas de tecnologias sustentáveis para os quais o CERTES Baraharas terá o papel de plataforma integradora.
Em função da experiência da Fundação ZERI e dos projetos da Economia Azul existentes no mundo serão áreas de interesse e de estruturação e consolidação:
Laboratório vivo de demonstração dos Biosistemas Integrados
Desenvolvido em todo o espaço definido pelo CERTES como grande ideia unificadoras das ações, construindo enlaces de cultivos e processos com utilização dos resíduos consolidando um ambiente de emissões zero, com aproveitamento total das matérias-primas e com tecnologias que constroem o mapa sistêmico de atividades consorciadas capazes de criar uma rede de oportunidades de negócios sustentáveis.
Realização de pesquisas sobre matérias-primas naturais, processos de cultivo orgânico e aproveitamentos econômicos.
Uso de Materiais naturais
Bambu: desenvolver e implantar um processo integrado de cultivo, utilização e comercialização de produtos.
Implantação de Bambuzeria Modelo
Criação Orgânica de Peixes
Utilização da Metodologia de criação de peixes desenvolvida pelo Biólogo Fábio Peres;
Tanque de criação orgânica
Estrutura de treinamento
Cultivo e comercialização de Cogumelos
Estrutura modelo para cultivo familiar
Laboratório de Controle e Produção de Micélios
Unidade de produção de blocos/panetones para cultivo de cogumelos
Cooperativa de comercialização
Aproveitamento de resíduos orgânicos
Geração de energia a partir de biogás e fontes renováveis
Biodigestores
Produção de proteína animal a partir de larvas de moscas
O conjunto de estruturas e atividades previstas para serem realizadas no CERTES Baraharas podem ser também imaginadas, no todo ou em partes, em outras regiões. Como as atividades são de produção orgânica e como as estratégias de aproveitamento de resíduos servem para diversas aplicações, no objetivo das Emissões Zero, pode-se imaginar, dentro do Projeto Piraquara 100% orgânica, levar uma unidade CERTES para esta região, o que depende de uma iniciativa que envolva a gestão municipal, lideranças econômicas e comunitárias e fontes de financiamento institucionais, retomando o esforço de criar riqueza e atividades econômicas numa área de preservação.
Uso das Fábulas de Gunter no ensino fundamental do Brasil
Objetivo Geral
Desde o ano de 2000, a Fundação ZERI Brasil busca construir alternativas para a utilização das Fábulas de Gunter no contexto do sistema público de Educação Formal conforme a legislação e, mais recentemente, em conformidade com a Base Nacional Comum Curricular, BNCC.
A grande experiência de utilização das Fábulas num sistema de ensino público ocorreu entre 2000 e 2004 na cidade de Curitiba dentro do programa de Alfabetização Ecológica promovido em parceria entre a Fundação ZERI, a Prefeitura de Curitiba e o Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Paraná.
No período entre 2013 e 2016 fez-se uma parceria com o IESDE, Inteligência Educacional e Sistemas de Ensino, de Curitiba e que continuou com SAE Digital, também de Curitiba, onde as Fábulas foram distribuídas para uso em mais de 100 escolas privadas como material paradidático.
Visão
Desenvolver um projeto de implantação das Fábulas de Gunter numa região em parceria com município e/ou conjunto de escolas públicas ou privadas.
Missão
Consolidar o conhecimento sobre as Fábulas de Gunter para sistemas e processos educacionais com ênfase no BNCC e ensino Fundamental.
Justificativa
O ensino de Ciências no Ensino Fundamental exige a integração entre os conteúdos formais com atividades a serem desenvolvidas e apoiadas com considerações e ações sobre a realidade concreta definidas pelas necessidades humanas por água, alimentos, moradia, saúde, energia, trabalho e educação ética. As Fábulas de Gunter foram criadas neste objetivo, já estão validadas como instrumentos relevantes ao processo pedagógico, em diversos aspectos e crescem em sua utilização em todo o mundo com a liderança da China em seu uso extensivo. Em razão do número de Fábulas, previstas em 365 no ano de 2023, é possível selecionar as mais adequadas a uma região ou tema de escolha pedagógica. Por fim, é um excelente recurso no uso em Família para discutir temas relevantes da economia e suas relações com a ecologia e o mundo onde as crianças desenvolvem suas capacidades de entendimento e convivência consigo mesmo e com os demais, num processo de educação socioemocional.
Resultados esperados no processo
Criação de uma proposta de utilização das Fábulas por um Sistema de Ensino regular, para consolidação das Fábulas como instrumento pedagógico nos processos formais de ensino.
Criação de um programa de divulgação das Fábulas e preparação de atividades para seu uso no ambiente familiar
Atividade 1 – 2022
Atividade de Base/Mandatória
Definir uma região de implantação para estabelecer a utilização das Fábulas no sistema formal de ensino.
Reunião com os responsáveis pelo Sistema de Ensino Municipal e com as coordenações dos cursos de Licenciatura e das áreas da Ciências Básicas que atuam na região de escolha para a apresentação das Fábulas e constituição de um corpo de coordenação.
Estabelecer formas e encaminhamentos necessários à avaliação de oportunidades de apresentação das Fábulas a partir da concepção de eventos, seminários, cursos de apresentação e capacitação para entendimento e utilização das Fábulas de Gunter.
Atividade 2 – 2023
Atividade de Estruturação/Esperada
Projeto para escolha das Fábulas a serem utilizadas para elaboração do Projeto Pedagógico das Fábulas no Ensino Fundamental da região escolhida.
Atividade 3 – 2023
Atividade de Divulgação/Atrativa
Estabelecer um plano de atividades orientadas com a utilização das Fábulas para apoiar a educação familiar, de forma orientada e sequencial, com uso das mídias tradicionais, desde artigos em jornais e revistas, programas de rádio e TV e nas redes sociais, ilustrações, vídeos, bem como kits de experimentos.
Convênio entre Fundação ZERI Brasil e Universidade Federal do Rio Grande
Há uma longa história de atividades e projetos conjuntos realizados em parceria com a Universidade de Rio Grande, em diversas áreas, desde 1998, mas especialmente nos estudos de viabilidade científica e técnica do cultivo de microalgas e suas múltiplas aplicações.
O principal fator que aproximou nossas instituições foi a presença, na região sul do estado, da Lagoa da Mangueira, fato que trouxe a oportunidade de revelar as singulares características deste tesouro ecológico e a possibilidade de aproveitar a alcalinidade de suas águas para diversos cultivos e usos econômicos dentro da perspectiva da conservação ambiental, valoração dos ativos ecológicos regionais e desenvolvimento territorial por atividades de baixo impacto ambiental e grande potencial econômico.
Objetivo Geral
Atuar conjuntamente para a condução e implantação de projetos de educação e pesquisa coerentes às diretrizes da Economia Azul e nos temas relacionados ao conceito das Emissões ZERO, conforme previstos no estatuto da Fundação ZERI Brasil, associados aos objetivos estratégicos e ações operacionais da Universidade do Rio Grande, FURG, em sua área de influência e parcerias institucionais.
Operacionalização
Serão realizadas reuniões de formulação e planejamento das ações para que haja clareza, convergência e definição das formas de cooperação, bem como estabelecer as necessidades de recursos humanos, materiais e financeiros para sua execução, que serão definidos em termos aditivos a este termo de cooperação, a partir de mapas sistêmicos construídos em conjunto e que servirão de base para a ação objetiva.
Contribuição das partes envolvidas
A Fundação ZERI Brasil colocará à disposição do convênio sua equipe técnica, representada por seus membros, o conjunto de especialistas e consultores associados, no Brasil, e os diversos formuladores e responsáveis das iniciativas associadas à Economia Azul em diversos países.
A Universidade de Rio Grande disponibilizará o apoio de seus gestores acadêmicos e corpo docente e discente para envolvimento na formulação das atividades conjuntas e participação nas equipes dos responsáveis pelas ações a serem acordadas, com suporte operacional e logístico.
Subprojetos
Diagnóstico e avaliação da poluição por Microplásticos na Lagoa da Mangueira
Visão
Geração de conhecimento sobre o impacto dos microplásticos em área isolada de reservação natural de água.
Missão
Verificação da presença de microplásticos por meio de técnicas avançadas de detecção, localização e identificação de microplásticos.
Justificativa
A Lagoa da Mangueira é um dos maiores reservatórios de água alcalina do planeta, constituindo um ecossistema único e isolado de conservação ambiental, que não possui tributários. Conhecer e estabelecer os tipos e causas de poluição por microplásticos será tema/artigo de referência para entender as formas de propagação não usuais destes elementos poluidores.
Resultado esperado no processo
Documento diagnóstico da presença de microplásticos no ambiente ecológico definido pela Lagoa da Mangueira.
Atividade 1 – 2022
Atividade de Base/Mandatória
Lançamento do livro “A Solução para os plásticos - O modelo de negócios que funciona para os oceanos” – edição compartilhada
Criação de grupo de trabalho para realização do Diagnóstico.
Atividade 2 – 2023
Atividade de Execução/Esperada
Realização das atividades de verificação, localização e identificação de microplásticos e criação de mapa e sistema de monitoramento.
Atividade 3 - 2023
Atividade de Consolidação/Atrativa
Fazer o acompanhamento on-line das formas de poluição e sua intensidade na região da Lagoa da Mangueira.
Curso Internacional – Blue Campus
Visão
Constituir referência em educação para a inovação disruptiva em tecnologias apropriadas e renováveis.
Missão
Estabelecer o projeto de implantação do Blue Campus, um centro internacional de divulgação, formação estratégica e de prática em tecnologias disruptivas associadas ao uso de energias renováveis, segurança alimentar e gestão de resíduos.
Justificativa
A importância de oferecer formação teórica e prática nas tecnologias disponíveis e em desenvolvimento para o desenvolvimento de uma economia sustentável exige ações de ativismo científico e técnico voltadas ao uso das melhores e mais avançadas tecnologias disponíveis estabelecendo as melhores escolhas estratégicas para a redução dos impactos ambientais nas atividades de produção e serviços. O Blue Campus é uma proposta para organizar o conhecimento e estabelecer um local de visitação e aprendizagem acelerada sobre os grandes temas ambientais, propor soluções e estabelecer formas de implantação das tecnologias necessárias.
Atividade 1 – 2022
Atividade de Base/Mandatória
Reunião com as coordenações dos cursos de Engenharia e das áreas das Ciências Básicas para esclarecimentos sobre o Blue Campus e para imaginar/prospectar oportunidades/formas de criar um parque/área para implantação do Blue Campus na área de influência da FURG.
Atividade 2 – 2023
Atividade de Estruturação/Esperada
Buscar as formas de financiar e implantar o Blue Campus
Atividade 3 – 2023
Atividade de Divulgação/Atrativa
Criar uma área de multiverso/virtual e museu de tecnologias sustentáveis.
Tecnologias Sociais
Visão
Estabelecer um centro de referência na apresentação, treinamento, financiamento e implantação de projetos de atividades produtivas com base em matérias-primas renováveis no objetivo da geração de atividades empreendedoras e valor econômico.
Missão
Estabelecer um parque demonstração de atividades produtivas para formação de recursos humanos com foco no aproveitamento de ativos econômicos locais.
Justificativa
A importância de oferecer formação teórica e prática nas tecnologias sustentáveis disponíveis focadas na produção de alimentos, autonomia energética, acesso à água e moradia, usando recursos locais.
Resultados esperados no processo
Criar uma plataforma de negócios sustentáveis familiares, construindo alternativas de cadeias produtivas, desde as matérias-primas à comercialização, numa perspectiva de desenvolvimento de comunidades rurais sustentáveis.
Atividade 1 – 2022
Atividade de Base/Mandatória
Reunião com as coordenações dos cursos de Engenharia. Economia e Ciências Sociais para estabelecer as bases para a implantação e apoio às comunidades rurais sustentáveis, num modelo de extensão universitária e com observatório e escritório para a utilização de soluções de tecnologias apropriadas sustentáveis.
Atividade 2 – 2023
Atividade de Estruturação/Esperada
Criar e desenvolver uma comunidade rural sustentável na região de influência da FURG.
Atividade 3 – 2024
Atividade de Criação de Rede/Atrativa
Criar uma rede de comunidades rurais sustentáveis integradas por um sistema de economia solidária, clubes de troca e moedas sociais.
Desenvolvimento em Educação
Visão
Centro Internacional de divulgação e formação na utilização das Fábulas de Gunter
Missão
Consolidar o conhecimento sobre as Fábulas de Gunter para sistemas e processos educacionais com ênfase no BNCC e ensino Fundamental.
Justificativa
O ensino de Ciências no Ensino Fundamental exige a integração entre os conteúdos formais com atividades a serem desenvolvidas apoiadas em considerações e ações sobre a realidade concreta definidas pelas necessidades humanas por água, alimentos, moradia, saúde, energia, trabalho e educação ética. As Fábulas de Gunter foram criadas neste objetivo, já estão validadas como instrumentos relevantes ao processo pedagógico, em diversos aspectos, e crescem em sua utilização em todo o mundo, com a liderança da China em seu uso extensivo. Em razão do número de Fábulas, previstas em 365 neste ano de 2022, é possível selecionar as mais adequadas a uma região ou tema de escolha pedagógica. Por fim, é um excelente recurso no uso em Família para discutir temas relevantes da economia e suas relações com a ecologia e o mundo onde as crianças desenvolvem suas capacidades de entendimento e convivência consigo mesmo e com os demais, num processo de educação socioemocional.
Resultados esperados no processo
Criação de uma proposta de formação regular, de aperfeiçoamento ou especialização, para a formação de profissionais para atuação no sistema de ensino regular.
Criação de um programa de divulgação das Fábulas e preparação de atividades para seu uso no ambiente familiar
Atividade 1 – 2022
Atividade de Base/Mandatória
Reunião com as coordenações dos cursos de Licenciatura e das áreas da Ciências Básicas para apresentação das Fábulas e constituição de um corpo de coordenação para estabelecer formas e encaminhamentos necessários à avaliação de oportunidades de apresentação das Fábulas a partir da concepção de eventos, seminários, cursos de apresentação e capacitação para entendimento e utilização das Fábulas de Gunter.
Atividade 2 – 2023
Atividade de Estruturação/Esperada
Projeto para escolha das Fábulas a serem utilizadas para elaboração do Projeto Pedagógico de usos das Fábulas no Ensino Fundamental
Atividade 3 – 2023
Atividade de Divulgação/Atrativa
Estabelecer um plano de atividades orientadas com a utilização das Fábulas para apoiar a educação familiar, de forma orientada e sequencial, com uso das mídias tradicionais, desde artigos em jornais e revistas, programas de rádio e TV, e nas redes sociais, ilustrações, vídeos, bem como e kits de experimentos.
O objetivo deste documento é descrever potenciais projetos da ZERI e suas possíveis parcerias.
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